Quando o assunto é jejum exames laboratoriais, muita gente tem dúvidas. Isso porque existem vários mitos e verdades sobre o assunto.
A verdade é que criou-se essa ideia de que todo exame de laboratório exige que o paciente esteja em jejum. No entanto, essa afirmação não é verdadeira em todos os casos.
Por isso, hoje nós do Laboratório Siper vamos listar alguns dos principais mitos e verdades sobre o assunto. Confira!
- Todo exame laboratorial exige jejum – MITO
Na verdade, existem vários exames que não exigem o famoso jejum, como, por exemplo: hemograma, triglecerides e colesterol total.
No entanto, como normalmente esses testes são solicitados em conjunto com outros, é comum que seja feita a recomendação do jejum. Por isso o ideal é sempre perguntar para o atendente se há ou não necessidade.
- Beber água pode interferir nos resultados? – VERDADE
De modo geral ingerir um pouco de água não interfere nos resultados de sangue. Contudo, no caso dos exames de urina, esse consumo pode sim interferir no processo.
A dica aqui também é perguntar para o médico, atendente ou enfermeira que fizer o agendamento do exame, se é indicado ou não.
- Coletas de sangue feitas em casa pelo laboratório ficam mais suscetíveis a erro? – MITO
A coleta domiciliar vem se tornando cada vez mais popular, principalmente por conta da pandemia. Geralmente ela é solicitada por pessoas que possuem alguma dificuldade de locomoção ou para recém-nascidos.
Mas assim como o procedimento feito em laboratório, ele é realizado com toda a cautela e segurança. A equipe irá garantir que a coleta seja feita de maneira higienizada, de modo que não haja qualquer interferência nos resultados.
- Exames de imagem muitas vezes impedem a realização de exames de sangue – VERDADE
Sim, em vários casos onde o paciente realiza exames de imagem, ele não pode realizar a coleta de sangue logo em seguida. Isso porque, existem vários testes do gênero que exigem o uso de contraste, o que pode prejudicar os resultados.
O contraste nada mais é do que uma substância química injetada no paciente em alguns exames de imagem, de modo a facilitar a identificação de coisas fora do comum. Geralmente esse tipo de substância leva 72 horas para sair da corrente sanguínea.
- Ter relações sexuais podem afetar o exame de sangue – MITO
O ato de ter relação sexual não interfere de nenhuma maneira no exame de sangue.
No caso das mulheres, a abstinência sexual é recomendada em alguns testes ginecológicos.
- Praticar atividades físicas pode alterar o resultado dos exames? – VERDADE
Sim, as atividades físicas, principalmente no caso de atletas e pessoas que precisam exercícios periodicamente, podem afetar diretamente a glicose do sangue, bem como o ácido lático e a creatinofosfoquinase (CPK).
Por isso, se você é um praticante ativo de exercícios, o ideal é sempre informar ao laboratório como é a sua rotina.
Gostou de saber mais sobre o jejum exames laboratoriais? Quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre saúde e bem-estar? Então não deixe de acompanhar as nossas redes sociais!