Vacinas PENTA e HEXA

Vacinas PENTA e HEXA

Vacina PENTA: também chamada de vacina quíntupla acelular, protege contra a poliomielite, difteria, tétano, coqueluche e meningites por Haemophilus influenzae.

Vacina HEXA: também chamad de sêxtupla acelular, protege contra as doenças poliomielite, hepatite B, difteria, tétano, meningites por Haemophilus influenzae B e coqueluche.

Como é produzida

As vacinas são produzias a partir dos microrganismos inativos, então não há como causar as doenças citadas.

  • PENTA: possui os microrganismos componentes da vacina tríplice bacteriana acelular (DTPa), bactéria Haemophilus influenzae do tipo B conjugado e os vírus atenuados da poliomielite dos sorotipos 1, 2 e 3.  Podemos encontrar ainda na composição: lactose, cloreto de sódio, hidróxido de alumínio, 2-fenoxietanol e agua para vacinas. Pode conter ainda vestígios de antibióticos e compostos do leite bovino.
  • HEXA: possui os microrganismos presentes na vacina tríplice bacteriana acelular (DTPa), bactéria inativa Haemophilus influenzae tipo b, vírus inativados da poliomielite 1, 2 e 3, vírus inativos da hepatite B. Outros compostos: lacose, cloreto de sódio, hidróxido de alumínio, 2-fenoxietanol e água para vacinas. Pode apresentar resquícios de antibióticos e soroalbumina bovina.

 

Proteção e reações

As reações adversas são bem parecidas com as vacinas DTPa. Algumas reações incluem:

  • Dor, inchaço e vermelhidão no local da aplicação (21% das crianças)
  • Febre, perda de apetite, vomito, irritabilidade, choro persistente e sonolência (até 22% dos vacinados);
  • Convulsão, episódio hipotônico-hiporresponsivo (0,01%);
  • Menos de 0,01% apresentam problemas neurológicos, como meningites. Inchaço nas pernas, pequenos sangramentos;
  • Outra reação rara é a alergia grave.

OBS.: antes de levar seu filho para vacinar veja se ele apresenta sintomas como febre. Nesse caso, a vacina deve ser adiada ate que ele melhore dos sintomas. Muitas vezes as reações não requer cuidados médicos, pois são apenas moderadas. Mas em casos de reações intensas, procure uma unidade de saúde.

Doses:

Na cartilha de vacinação de rotina da criança, as doses podem ser aos 2, 4 e 6 meses de idade. O reforço pode ser a partir de 12 meses. Quando o reforço acontece após 4 anos de idade, e para reforçar o recomendado é que utilize a vacina DTPa ou dTpa-VIP.

Para quem é indicada

As vacinas são indicadas para crianças a partir de 2 meses até os 7 anos.

Contraindicação

Não deve ser aplicada em crianças maiores de 7 anos nem crianças que apresentaram alguma encefalopatia após a aplicação da primeira dose.

Também não é recomendado para pessoas que apresentem alergias aos compostos da vacina.

Forma de aplicação

Intramuscular.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais