Vacina Varicela (Catapora)

Vacina Varicela (Catapora)

A vacina varicela é uma forma eficaz de prevenir a doença varicela, chamada cotidianamente de catapora. Pessoas tendem a espalhar que é melhor pegar a catapora quando se é criança, o que não deixa de ser verdade.

Adolescentes e adultos, quando adquire tal doença acabam tendo maiores complicações, podendo chegar a ser internados. Porém, crianças também correm riscos. Por mais que as reações graves em crianças sejam raras, ainda correm o risco de acontecer.

Então, hoje a melhor forma de evitar a catapora é através da vacinação, um método eficaz e que está incluso na cartilha de vacinação do Ministério da Saúde.

Como é produzida

A vacina é uma forma de prevenção contra a varicela. Então, a produção dela ocorre a partir do vírus causador da doença enfraquecido, para que não cause a doença.

Outras substancias presentes: gelatina, neomicina e água própria para a composição das vacinas. Não há vestígios de proteína do ovo de galinha na formula.

Proteção e reações

A vacina é segura para as pessoas saudáveis e até as imunodeprimidas. As reações adversas acontecem em até 35% dos casos:

  • Dor, inchaço e vermelhidão na região da aplicação da vacina;
  • Exantema por todo o corpo, bem semelhante ao sintoma da catapora.

Doses:

  • O sistema de saúde público recomenda na cartilha de vacinação duas doses de vacina que previnem a varicela. Nesse caso, pode ser tomara a SCR-V (aplicada aos 15 meses) ou a forma isolada, a vacina varicela.
  • No caso dessa vacina isolada, a recomendação é que a partir dos 12 meses a criança tome duas doses com intervalo de um ano.
  • Para adolescentes e crianças mais velhas é recomendado duas doses com 30 dias de diferença.
  • Caso aconteça um surto na região onde a criança more, a vacina pode ser administrada em crianças a partir de 9 meses. Nesse caso, aos 12 meses a criança tomará a dose prevista.

 

Para quem é indicada

É uma vacina indicada para crianças a partir de 12 meses, principalmente em locais onde apresentam surtos da doença.

Indicado também para todas as crianças, adolescentes e adultos que não tiveram a catapora.

Contraindicação
  • Pessoas que apresentam alergia a qualquer componente da formula ou após tomar a primeira dose;
  • Gestantes não podem tomar a vacina;
  • Pessoas que apresentem deficiência no sistema imunológico (seja por doenças ou medicamentos) deve consultar o médico para verificar o caso.

Pessoas que apresentarem algum sintomas como febre não pode tomar a vacina. Deve esperar a sua melhora.

Forma de aplicação

Subcutânea.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais