A vacina tríplica bacteriana acelular infantil (DTPa) é uma forma de prevença de três doenças infecciosas: difteria, tétano e coqueluche.
A vacina é feita com componentes das bactérias das doenças citadas. Porém elas se apresentam inativas, não podendo assim causar nenhuma das doenças.
A vacina contém toxoides diftéricos e tetânico e compostos da cápsulas da bactéria da coqueluche. Outras substâncias: sal de alumínio, cloreto de sódio, fenoxietanol e água usada em vacinas.
As reações mais comuns são o inchaço, vermelhidão e dor no local onde ocorreu a aplicação. Cerca de 2% das crianças podem apresentar um inchaço intenso, em geral nas 24 horas seguidas. Pode melhorar em torno de dois dias. Raramente aparece pus ou abcesso.
Doses:
Crianças de 2, 4 e 6 meses podem tomar a primeira dose, seguida da segunda dose entre 12 ou 18 meses. Geralmente as pessoas tendem a preferir a vacina penta ou hexa, por ser vacinas que abrange mais proteção. Também poderá utilizar elas combinadas a outras vacinas. Busque orientação médica.
O reforço pode acontecer em torno dos 4 anos de idade, e a DTPa pode ser substituída por uma vacina dTpa ou dTpa-VIP.
Cuidados:
Indicada para crianças com menos de 7 anos de idade, até mesmo se elas já tiveram alguma dessas doenças.
Não é indicada para crianças maiores de 7 anos. Crianças que tenham alergia a algum componente da vacina também não podem tomar a dose.
Crianças que tiveram encefalopatias após tomar a primeira dose não pode tomar novamente.
Intramuscular.
Tradição, tecnologia e atendimento humanizado caminham lado a lado. O Siper, referência em laboratório de análises clínicas de Montes Claros MG.
© 2021, Laboratório Siper. Todos os direitos reservados. Feito com carinho pela Jazz Digital
Fale conosco