Vacina Tríplice Bacteriana Acelular Infantil – DTPa

Vacina Tríplice Bacteriana Acelular Infantil – DTPa

A vacina tríplica bacteriana acelular infantil (DTPa) é uma forma de prevença de três doenças infecciosas: difteria, tétano e coqueluche.

Como é produzida

A vacina é feita com componentes das bactérias das doenças citadas. Porém elas se apresentam inativas, não podendo assim causar nenhuma das doenças.

A vacina contém toxoides diftéricos e tetânico e compostos da cápsulas da bactéria da coqueluche. Outras substâncias: sal de alumínio, cloreto de sódio, fenoxietanol e água usada em vacinas.

Proteção e reações

As reações mais comuns são o inchaço, vermelhidão e dor no local onde ocorreu a aplicação. Cerca de 2% das crianças podem apresentar um inchaço intenso, em geral nas 24 horas seguidas. Pode melhorar em torno de dois dias. Raramente aparece pus ou abcesso.

Outras reações inclui:
  • Febre baixa (30% dos casos);
  • Sonolência nas primeiras horas;
  • Perda de apetite (27% dos casos);
  • Vômitos, choro persistente, irritabilidade, febre, dor muscular.
  • Raramente a criança pode apresentar palidez, convulsão, hipersensibilidade.
  • Encefalopatias após a vacina é bastante rara e ainda não há comprovação cientifica se foi realmente a vacina que causou esse efeito.

Doses:

Crianças de 2, 4 e 6 meses podem tomar a primeira dose, seguida da segunda dose entre 12 ou 18 meses. Geralmente as pessoas tendem a preferir a vacina penta ou hexa, por ser vacinas que abrange mais proteção. Também poderá utilizar elas combinadas a outras vacinas. Busque orientação médica.

O reforço pode acontecer em torno dos 4 anos de idade, e a DTPa pode ser substituída por uma vacina dTpa ou dTpa-VIP.

Cuidados:

  • Não há necessidade de cuidados especiais antes da aplicação da vacina;
  • Verifique se a criança não apresenta febre alta, pois nesse caso a vacina não pode ser aplicada;
  • Crianças que tenham um risco por conta de sangramento, pode ter uma aplicação subcutânea
  • Qualquer que seja a reação da vacina, como alergias graves, a criança deve ser levado ao hospital, o caso deve ser notificado.
  • Algumas vezes as reações podem durar em torno de 72 horas. Dependendo de qual reação, o profissional de saúde deve ser consultado.

 

Para quem é indicada

Indicada para crianças com menos de 7 anos de idade, até mesmo se elas já tiveram alguma dessas doenças.

Contraindicação

Não é indicada para crianças maiores de 7 anos. Crianças que tenham alergia a algum componente da vacina também não podem tomar a dose.

Crianças que tiveram encefalopatias após tomar a primeira dose não pode tomar novamente.

Forma de aplicação

Intramuscular.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais