A vacina Rotavírus pentavalente previne contra cinco tipos diferentes de vírus conhecidos como Rotavírus. Esses vírus causam infecções que podem acarretar crianças, principalmente aquelas a partir de 6 meses até dois anos.
Os sintomas mais específicos é a diarreia, vomito e febre alta. As fezes aparecem com um aspecto diferente, aparecendo gorduras. O vírus pode ainda trazer outras complicações como náuseas e dor abdominal.
É importante a vacinação, para que a criança se mantenha protegida contra os 5 tipos que a vacina pentavalente compõe.
A vacina rotavírus pentavalente é formada a partir dos cinco tipos de rotavírus inativos, por isso que ela não é capaz de causar as infecções citadas.
Outras substancias presentes na vacina é a sacarose, hidróxido de sódio, polissorbato 80, citrato de sódio, fosfato de sódio e vestígios de soro fetal bovino.
As reações que a vacina pode trazer são raros. Pode acontecer em cerca de 10% dos vacinados sintomas de gastrenterite. Segundo a Sociedade Brasileira de Imunologia (SBiM), nos EUA milhões de doses foram aplicadas de 2006 a 2012 e 584 casos de invaginação foi notificado entre 3 e 6 dias após a primeira dose. Isso mostra o risco pequeno da vacina.
Cuidados importantes antes da vacinação:
Doses:
As doses são feitas para crianças a partir de 6 semanas de idade. Com isso, 3 doses são necessárias, tendo um intervalo de 4 semanas. Assim, o esquema fica: 2, 4 e 6 meses de vida.
A vacina é indicada para crianças a partir de 6 semanas de vida. A primeira dose deve ser aplicada antes que a criança atinja 3 meses e 15 dias de vida.
A última dose deve acontecer em até 7 meses e 29 dias de vida.
Oral.
Tradição, tecnologia e atendimento humanizado caminham lado a lado. O Siper, referência em laboratório de análises clínicas de Montes Claros MG.
© 2021, Laboratório Siper. Todos os direitos reservados. Feito com carinho pela Jazz Digital
Fale conosco