Vacina Pneumo23 ou Pneumocócica Polissacarídica 23-Valente (VPP23)

Vacina Pneumo23 ou Pneumocócica Polissacarídica 23-Valente (VPP23)

A vacina Pneumo23, também conhecida como VPP23 é uma vacina importante para a prevenção de 23 doenças que são causadas por bactérias pneumococos.

Dentre as infecções que essa vacina previne estão as meningites bacterianas, pneumonias, sinusites e otites. A vacina possui uma alta eficácia e é recomendada pelo Ministério da Saúde.

Dentre as vacinas protegem contra doenças causadas por penumococos (VPP10 e VPP13) essa é a que consegue prevenir contra uma maior quantidade de infecções. Porem seu uso é restrito.

Como é produzida

A vacina é feita com a bactéria inativada, por isso não é capaz de causar qualquer das infecções já citadas. A vacina apresenta cápsulas de 23 tipos de pneumococos (Streptococos pneumoniae).

Outras composições que fazem parte da vacina é o cloreto de sódio, fenol e água própria para vacina.

Proteção e reações

As reações mais comuns são: dor, inchaço e vermelhidão no local onde a vacina foi aplicada, dor de cabeça, cansaço, dor muscular. Algumas reações mais intensas inclui inchaço pelo braço e manchar vermelhas.

Algumas reações são mais comuns após a reaplicação de doses da vacina. Isso pode acontecer, acredita-se, por causa da grande quantidade de anticorpo que o organismo pode desenvolver após a primeira dose.

Caso os sintomas persistem e em casos de alergias intensas, deve ser consultado um profissional de saúde.

Doses:

Em alguns casos a recomendação dessa vacina com a VPC13 é feita. Pode ser feita primeira a aplicação da Pneumo13 e Pneumo10 e após isso aplicar a dose da vacina VPP23 no mínimo após 2 meses.

De acordo com os órgãos de saúde, apenas uma dose da VPP23 é suficiente.

Para quem é indicada
  • Crianças a partir de 2 anos de idade, adolescentes e adultos que possuam riscos caso adquira alguma doença causada pelos pneumococos;
  • Pessoas acima de 60 anos (como vacina de rotina);
  • Pessoas que apresentem doenças como diabetes, doenças cardíacas e problemas com imunidades;
  • Não é uma vacina recomendada para pessoas saudáveis.

OBS.: O Ministério da Saúde recomenda a dose para povos indígenas a partir de 5 anos de idade (apenas uma dose).

Contraindicação

Pessoas que apresentem algum tipo de alergia a composição da vacina. Também não é indicada para pessoas que tenham algum problema de alergia na primeira dose.

Geralmente não é necessário nenhum cuidado especial na vacinação. Caso a febre surja antes da vacinação, ela deve ser adiada até uma melhora.

Forma de aplicação

Intramuscular.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais