Vacina Meningocócica C Conjugada

Vacina Meningocócica C Conjugada

A vacina meningogócica C conjugada é uma forma de prevenção contra a bactéria Neisseria meningitidis do sorotipo C. Essa bactéria causa problemas graves a partir das infecções, como a meningite e sepse. É uma forma eficaz de prevenção contra as infecções citadas e está inclusa na Cartilha de Vacinação da criança.

Como é produzida

Possui polissacarídeos das cápsulas da bactéria Neisseria meningitis, do grupo C. o nome da vacina se refere a um conjugado dessa bactéria com uma proteína que pode ser o toxoide tetânico ou então uma mutação atóxico da toxina diftérica.

Contém ainda substâncias como hidróxido de alumínio, fosfato de sódio monobásico, cloreto de sódio e água utilizada em vacinas. É importante lembrar que a vacina tem o antígeno inativo, então não é capaz de causar a doença.

Proteção e reações

As reações são difíceis de acontecer e quando aparecem ocorrem nas primeiras horas. A vermelhidão, inchaço e dor na região da aplicação é bem comum. Outros sintomas menos comuns são: dor de cabeça em crianças.

Algumas crianças com menos de 2 anos pode apresentar vômitos, diarreia, febre, sonolência e agitação (algumas vezes).

Sintomas mais raros, acontecendo em 1% dos casos são a febre, irritabilidade e choro intenso em crianças. Em cerca de 0,01% dos casos pode aparecer algumas alergias graves, convulsões, enjoo, tonturas, dor na barriga, manchas na pele e problemas nos rins. Nesses casos, é importante consultar o médico.

Doses:

A primeira coisa a se saber é que em crianças é mais favorável que se aplique a vacina meningocócica quadrivalente (ACWY), pois é mais amplo o número de proteção. Caso não seja possível essa opção, a vacina meningocócica C conjugada pode ser uma outra opção.

O Ministério da Saúde recomenda 2 doses, sendo:

  • A primeira dose aos 3 meses de vida;
  • A segunda dose aos 5 meses de vida;
  • O reforço acontece após 12 meses de vida.

Para adolescentes, caso não haja a vacina ACWY, pode acontecer a vacinação com a vacina meningocócica C conjugada, aos 11 e 12 anos.

Caso o adolescente não tenha sido vacinado após os 13 anos, o recomendado é duas doses com diferenças de 5 anos entre elas.

As doses para adultos acontecem apenas em situações específicas e uma dose é recomendada.

Para quem é indicada

A vacina meningocócica C congujada é indicada para crianças e adolescentes. Pode ser tomada a partir dos 3 meses de idade.

Indicada também para adultos que irão viajar para regiões onde apresenta um alto risco de infecção.

Contraindicação

Não é uma vacina indicada para pessoas que tiveram algum tipo de reação alérgica aos componentes da fórmula, ao tomar doses anteriores.

Forma de aplicação

A aplicação é feita na coxa, em crianças. A forma de aplicação é intramuscular.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais