Vacina HPV Quadrivalente

Vacina HPV Quadrivalente

O HPV é uma doença infecciosa que pode causar complicações principalmente em mulheres (podendo desenvolver tipos de câncer). São mais de um tipo de vírus que chegam a apresentar como sintomas verrugas genitais e outras lesões que podem desenvolver para um câncer em órgãos sexuais.

Os homens também são afetados, por isso que o esquema de vacinação é importante para ambos os sexos. Além de outros meios, a vacinação é uma forma eficaz de prevenir contra esse mal. Lembrando que mesmo após a vacinação é importante que a mulher continue realizando seus exames de rotina.

Como é produzida

A produção da vacina acontece com os vírus do HPV tipo 6, 11, 16 e 18. Os vírus ficam inativos, ou seja, não podem causar a doença. Geralmente se pega as proteínas dos papilomavírus humano.

Outros compostos presentes na vacina são o cloreto de sódio, polissorbato 80, borato de sódio e água para vacinas.

Proteção e reações

As reações mais comuns são a dor, inchaço e vermelhidão no local da aplicação. Algumas pessoas podem apresentar febre e dor de cabeça, são reações poucos frequentes. Na maioria das vezes os sintomas somem dentro de 48 horas.

Outras reações adversas estão relacionadas com o aparecimento de náuseas, vômitos e tontura. Algumas pessoas podem desenvolver alergia, e quando isso acontece não deve ser administrado mais nenhuma dose.

A proteção e eficácia da vacina vai de acordo com as doses tomadas. O Ministério da Saúde recomenda duas doses:

  • Para meninas e meninos a partir dos 9 anos as doses são indicadas com um intervalo de 6 meses entre cada uma;
  • Para pessoas com idade a partir de 15 anos e pessoas com sistema imunológico deprimido são indicadas 3 doses: da primeira para a segunda dose deve-se tomar após um mês de diferença. A terceira dose após 3 meses.

 

Para quem é indicada

A vacina é recomendada desde cedo. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm) indicam a vacinação para meninas e meninos a partir de 9 anos de idade.

A vacina pode se estender ainda para mulheres de até 45 anos e homens de até 26 anos. Caso o homem se encontre fora dessa faixa de idade, poderá consultar um médico para avaliar seu caso e ser vacinado.

Contraindicação

Pessoas que apresentam alguma alergia aos componentes da vacina não poderá tomar nenhuma dose. As mulheres grávidas também não são indicadas.

Pessoas com algum tipo de imunodeficiência deve ter orientação médica antes da dosagem.

Forma de aplicação

Intramuscular, no músculo deltoide (braço).

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais