Vacina Hepatite B

Vacina Hepatite B

A hepatite B é uma doença que causa infecções no fígado. No total são cinco tipos de hepatite que existem no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 21,3% das mortes causadas por hepatites estão ligadas a esse tipo de vírus.

Como é produzida

A vacina é feita a partir de vírus inativo. Por essa razão, o vírus não é capaz de gerar doença, apenas ativar o sistema imunológico para que ele gere uma reação de proteção.

A vacina possui partes de proteínas da composição do vírus da hepatite B, cloreto de sódio e soluções utilizadas em vacinas. Pode conter alguns outros minerais, como o fosfato e potássio.

Proteção e reações

Como já mencionado para a proteção obter uma eficácia, deve ser feito ao menos 3 doses com os intervalos indicados.

As reações mais comuns são dor, vermelhidão e inchaço no local onde foi aplicada a vacina. Outras reações são a febre baixa nas primeiras horas. Tontura, dor de cabeça e dores abdominais acometem cerca de 5% do casos.

Algumas reações como a trombocitopênica idiopática é muito rara, chegando a menos de 0,1% das crianças vacinadas. Caso seja administrado a vacina combinada com outras, poderão aparecer outros sintomas.

Para quem é indicada

É indicada para pessoas de qualquer idade. Essa vacina está presente no calendário de vacinação da criança, podendo tomar a primeira dose ao nascer. Outras vezes essa vacina vem combinada com outras vacinas, como a pentavalente.

Como se dá a vacinação em crianças:

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) desenvolveu o calendário de vacinação para crianças da seguinte forma:

  • A primeira dose vem ao nascer da criança, nas primeiras 12 horas, já que algumas vezes a hepatite pode acarretar os recém-nascidos;
  • Após 30 dias de vida, o bebê tomará a sua segunda dose contra a hepatite B;
  • Após completar seis meses, a criança deverá tomar a terceira dose.

Algumas vezes poderá ser dado a quarta dose, pois alguns pesquisadores acham necessário. Nesse caso, se informe com o local de vacinação antes de qualquer conclusão.

O intervalo entre as doses é: entre a primeira e segunda aso 30 dias e entre a segunda e terceira 180 dias.

Contraindicação

A vacina não é indicada para casos de pessoas que tem hipersensibilidade aos componentes da vacina. Algumas reações graves podem acontecer ao tomar a primeira dose, por isso fique atento! Caso isso aconteça, o paciente não poderá vir a tomar as outras doses.

Pessoas imunodepressivas e crianças em tratamentos com corticoides não podem tomar a vacina. Gestantes podem tomar, desde que sob orientação médica.

Forma de aplicação

Aplicação intramuscular.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais