A hepatite A é uma das viroses hepática, causada pelo vírus VHA. É uma doença altamente contagiosa, transmitida a partir de alimentos contaminados, uma transmissão fecal-oral.
Outras formas de transmissão é pelo contato com pessoas contaminadas e contato sexual. É uma doença que causa surtos em várias regiões do mundo, o que torna importante a vacinação para a prevenção.
A vacina é produzida a partir do vírus inativo da hepatite A. outras substancias presentes são o sal de alumínio, estabilizante e cloreto de sódio. Pode apresentar vestígios de antibióticos e formaldeído.
Outra substancia importante é a solução presente em outras vacinas, a fim de torna-la aquosa. A vacina é uma forma de prevenção, então não causa a doença.
A proteção acontece após duas doses com intervalos de 6 meses. As reações podem variar de acordo com a pessoa. Cerca de 10% dos vacinados podem apresentar irritabilidade, dor de cabeça e fadiga.
O local pode apresentar vermelhidão e inchaço. Reações mais raras incluem a perda do apetite, sonolência, diarreia, vomito, mal estar e febre.
Menos de 1% das pessoas vacinadas demonstram problemas respiratórios como rinite. Vertigem, dor e rigidez muscular também são sintomas raros.
O Ministério da Saúde recomenda a vacina da hepatite A para crianças a partir de um ano e 3 meses de idade. A dose é única.
Algumas pessoas podem tomar a vacina após a fase adulta, como por exemplo portadores de doenças hepáticas crônicas entre outros. A indicação nesses casos devem ser de forma médica.
Pessoas que podem se beneficiar com a vacina sob recomendação médica:
A vacina contra a hepatite A é contraindicada para pessoas que apresentam hipersensibilidade a alguma substancia presente na vacina. Pessoas que tiveram algum tipo de alergia para algum componente das doses anteriores também não podem tomar a vacina.
Para a aplicação da vacina em grávidas, geralmente o só não é indicada em caso elas apresentem alguma doença infecciosa. É importante contatar um profissional de saúde antes da aplicação dessa vacina.
A forma de aplicação é intramuscular. Em crianças de 15 meses a vacina pode ser aplicada na região da coxa.
Tradição, tecnologia e atendimento humanizado caminham lado a lado. O Siper, referência em laboratório de análises clínicas de Montes Claros MG.
© 2021, Laboratório Siper. Todos os direitos reservados. Feito com carinho pela Jazz Digital
Fale conosco