A vacina contra o vírus influenza previne a gripe, tão conhecida na população. Existem dois tipos de vacinas, a trivalente e quadrivalente. A diferença é a quantidade de tipos de vírus que elas protegem.
Por exemplo, a vacina trivalente da gripe protege contra três tipos diferentes. Já a quadrivalente vai proteger contra os três tipos de vírus que contém na vacina trivalente e mais um novo tipo.
Ambas são eficazes e confiáveis. Qual tomar vai variar de acordo com a indicação de um profissional de saúde.
A produção da vacina se dá a partir dos vírus modificados geneticamente, a fim de deixá-los fracos. Isso protege os indivíduos, para que não venham a ser contaminados com os vírus. Portanto, não causa a doença.
A produção acontece a partir de proteínas diversas retiradas dos vírus Influenza. Essas proteínas são decididas a cada ano com recomendações da Organização Mundial de saúde (OMS).
As vacinas podem apresentar algumas proteínas do ovo da galinha, já que os vírus são cultivados em ovos embrionários. Algumas vacinas podem apresentar conservantes.
Além do já mencionado, a vacina apresenta ainda a solução presentes em outros tipos de vacinas e ainda vestígios de antibiótico (isso porque esse medicamento é utilizado para prevenir a infecção do meio por microrganismos).
A necessidade da vacina Influenza pode ser anual para algumas pessoas. A proteção pode ser dar dessa forma ou com dose única para algumas crianças. Consulte o profissional de saúde para melhores informações.
As reações são diversas. O local onde foi injetado a vacina pode apresentar dor e vermelhidão e algumas reações leves podem surgir com até 48 horas após a vacinação.
Febre, mal estar e mialgia (dor muscular) podem acontecer em poucos casos. Assim como também as reações de alergias são raras.
O Ministério da Saúde recomenda essa vacina na cartilha de vacinação das crianças a partir dos 6 meses de vida. É uma vacina indicada principalmente para indivíduos que tenham uma certo risco aumentado de infecções respiratórias, causando problemas mais graves.
A vacina é contraindicada para pessoas que apresentem uma reação alérgica aos componentes de produção. Assim não é indicada para pessoas que apresentem alergia ao ovo.
Grávidas e idosos podem tomar a vacina, desde que a orientação venha de um especialista da saúde. Caso a pessoa apresente febre ou outros sintomas, a vacina não é recomendada.
A forma de aplicação é intramuscular. Pode ser na coxa em crianças menores de 2 anos ou no braço, no caso de crianças maiores de 2 anos e adultos.
Tradição, tecnologia e atendimento humanizado caminham lado a lado. O Siper, referência em laboratório de análises clínicas de Montes Claros MG.
© 2021, Laboratório Siper. Todos os direitos reservados. Feito com carinho pela Jazz Digital
Fale conosco