Vacina Febre Tifóide

Vacina Febre Tifóide

A febre tifoide é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Salmonella entérica. Essa infecção está ligada a ambientes com baixo nível de índices socioeconômicos, por ser locais com péssimas condições de higiene ambiental e pessoal.

Por ser uma doença que está ligada a esses ambientes, ela está quase erradicada de países que não apresentam mais esses problemas. Aqui no Brasil ainda existem alguns locais isolados que acontecem as epidemias, como na região Norte e Nordeste.

Como é produzida

Por ser uma vacina, ela vai apresentar alguns compostos presentes na cápsula da bactéria Salmonella typhi. Outras substancias encontradas na vacina é o fosfato de sódio, cloreto de sódio e água como soluto presentes em vacinas.

Proteção e reações

A proteção da vacina contra febre tifoide é muito baixa. Por ser de curta duração, é recomendada apenas para pessoas que estejam dentro dos requisitos.

As reações da vacina são poucas, sendo mais frequente: dor e vermelhidão no local da vacinação, febre, dor de cabeça, náuseas, mal estar e as vezes coceira. São reações raras.

Para quem é indicada

A indicação é feita para crianças a partir de dois anos de idade. Segundo o Ministério da Saúde, a imunidade da vacina promove um efeito de curto prazo, então só é indicado para:

  • Pessoas que vão viajar para locais onde a incidência dessa doença seja frequente;
  • Pessoas que trabalhem com água contamina, como esgoto ou outros dejetos;
  • Pessoas que vivem em locais onde a incidência seja muito alta.

Além disso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) não recomenda a dosagem para pessoas que irão viajar internacionalmente, para países que tenham casos da doença no momento.

Dosagem e tipos de vacina

A vacina pode conter a bacteriana atenuada ou pode ser polis sacarídea, contendo partes das capsulas da bactéria. Isso vai depender do produtor.

A partir dos 5 anos de idade poderá ser usada a vacina com a bactéria atenuada. A dosagem pode ser feita via oral, dividindo a dosagem em 3 vezes (1, 3 e 5 dias). O reforço pode ser feito a cada 5 anos em pessoas que vivem em locais de alto risco.

A vacina polissacarídica é uma dose onde será feita na forma subcutânea, a partir de 2 dois anos de idade. Caso a pessoa more no ambiente de risco, o reforço pode ser dado a cada 2 anos.

Contraindicação

É contraindicado para pessoas que apresentem uma hipersensibilidade aos componentes da vacina. Caso a pessoa apresente febre antes da vacinação, ela deve ser suspensa até que o sintoma passe.

Não há nenhuma necessidade de cuidados especiais após a vacinação a não ser que apresentem sintomas por um tempo.

Forma de aplicação

Pode ser aplicada de forma intramuscular ou subcutânea.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais