Vacina Febre Amarela

Vacina Febre Amarela

A febre amarela é uma infecção causada por um vírus e transmitida a partir da picada de mosquitos. Segundo o Ministério da Saúde, há dois tipos de transmissão: silvestre e urbano.

Não há nenhuma transmissão direta de pessoa para pessoa, apenas através de mosquitos que apresentarem o vírus. A vacinação contra essa doença é indicada em locais do Brasil em que a transmissão é bastante alta: áreas próximas a matas.

Como é produzida

A produção se dá a partir do vírus da febre amarela atenuado (fraco). É acrescentado soluções fisiológicas.

Proteção e reações

É uma vacina segura e que possui uma boa eficácia, entre 95% a 99%. Porém, algumas reações podem ser apresentadas, como febre, dor muscular, dor de cabeça, entre outros sintomas.

Caso após a dose você apresente uma dor abdominal intensa ou sintomas mais graves, é importante que busque ajuda médica.

Para quem é indicada

É uma vacina recomendada nas campanhas de vacinações, estando presente nos calendários de vacinação. Porém, também é bastante indicada para pessoas que não tenha sido vacinados e vá para ambientes próximas as matas.

As pessoas mais indicadas para essa vacina são as que moram em locais onde a incidência da doença é alta. Muito recomendada na região Norte do Brasil, a vacinação por lá é bastante ofertada. Pessoas que vivem nesses ambientes devem tomar uma dose ao longo de sua vida.

Pessoas que não moram nesses locais onde a incidência é alta, não precisam se vacinar. Não no primeiro momento. Caso precise fazer uma viagem, é importante incluir essa vacina na sua carteira de vacinação.

Viagens internacionais

Alguns países podem acabar exigindo a comprovação recente da vacina de febre amarela. É importante que você se informe bem antes de realizar viagens.

Viagens internacionais

Geralmente, vários locais do Brasil recomenda a vacinação a partir dos 9 meses de idade. Na maioria dos casos, apenas uma dose pode conferir a imunidade para toda a vida.

Contraindicação

Segundo o Ministério da saúde, pessoas que não podem tomar a vacina incluem:

  • Pessoas com imunodepressão;
  • Pacientes que estejam passando por algum tratamento como a quimioterapia, radioterapia e corticoides;
  • Pessoas que possuem órgãos transplantados;
  • Indivíduos que tenham algum tipo de alergia ou reação grave após uma dose prévia da vacina;
  • Pessoas que apresentam alergia a ovo;
  • Pacientes com históricos de doenças que afetam o timo.

Algumas pessoas necessitam de um atendimento especializado antes da dose. Essas pessoas incluem:

  • Indivíduos acima de 60 anos, que a vacinação deve acontecer caso eles morem ou se desloquem para o ambiente com alta incidência da doença;
  • Gestantes e lactantes, que também deverá ser vacinada pelo motivo já mencionado;
  • Pessoas que apresentem HIV/AIDS sem imunodeficiência grave deve buscar ajuda profissional.

 

Forma de aplicação

A aplicação é feita no braço, músculo deltoide. A forma é subcutânea.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais