A vacina dengue protege o indivíduo dos quatro tipos de dengue que abrange no ambiente. Os sorotipos são: DEN1, DEN2, DEN3 e DEN4. A vacina costuma conter a eficácia na prevenção de aproximadamente 70%. Para os casos graves da doença, chega a 93% a eficácia.
A vacina é feita com os quatro tipos de vírus atenuados. Eles são arranjados a partir de uma tecnologia de DNA recombinante. A vacina pode conter ainda alguns aminoácidos, como a fenilalanina e sacarose.
Não apresenta conservantes, apenas o que já foi mencionado e uma parte de solução de cloreto de sódio ou outros diluentes utilizados nas vacinas.
A indicação feita por profissionais, na maioria das vezes, é que obtenha três doses da vacina para conseguir uma eficácia. As doses são intercaladas entre 6 meses para cada uma.
Caso apresente sintomas como febre, a vacinação deve ser adiada. As reações mais comuns relatados são: dor de cabeça, dor muscular, mal estar e dor no local da aplicação.
Esses sintomas aparecem, na maioria das vezes, em até 3 dias após a vacinação. A febre pode ainda se manifestar após 15 dias. A medida que foram sendo realizadas as doses, as reações ocorrerão com menos frequência.
Pesquisas mostram ainda que entre 1% e 10% pode aparecer ainda alguns sintomas como vermelhidão na pele, fraqueza, febre e mal estar.
OBS.: a vacina da dengue só protege contra os vírus de tal doenças. Não é uma alternativa para a proteção contra outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.
A indicação dessa vacina, por não estar na obrigatoriedade, deve ser avaliada pelo médico. Geralmente, pessoas que possuem um maior risco de ser hospitalizadas caso adquira a doença, são aquelas mais indicadas para as doses da vacina.
Segundo alguns estudos, pessoas que não desenvolveram ainda nenhum tipo de dengue corre um risco maior com complicações.
A vacinação só pode ocorrer em pessoas a partir de 9 anos até 45 anos de idade.
Pessoas imunodeprimidas e com algum tipo de alergia grave a compostos da vacina não podem tomar nenhuma dose. Assim também como gestantes, lactantes ou pessoas que não tiveram contato com nenhum sorotipo dos vírus.
Outras contraindicações se diz respeito a mulheres que estão em idade fértil. Elas não podem engravidar por pelo menos quatro semanas após as doses.
A aplicação é feita no braço, subcutânea.
Tradição, tecnologia e atendimento humanizado caminham lado a lado. O Siper, referência em laboratório de análises clínicas de Montes Claros MG.
© 2021, Laboratório Siper. Todos os direitos reservados. Feito com carinho pela Jazz Digital
Fale conosco