Vacina BCG

Vacina BCG

A vacina BCG é uma importante aliada para a prevenção da tuberculose, principalmente as suas formas mais graves: meningite tuberculosa e tuberculose miliar (se espalha pelo corpo).

Em diversos países, até mesmo no Brasil, essa vacina é indicada nos primeiros meses de vida, pois é uma importante forma de controlar tais doenças. Em 1921, após diversos estudos envolvendo a vacina, ela foi testada em seres humanos.

O primeiro ser que entrou em contato foi um recém-nascido, onde sua mãe apresentava a tuberculose. Foi um marco na história, pois a criança não teve efeitos e também não apresentou a doença. Então, muitos países começaram a utiliza-la.

Como é produzida

Apresenta a bactéria bacilo de Calmette-Guérin. O nome BCG vem justamente do nome dessa bactéria. Em desenvolvimentos laboratoriais, a bactéria é enfraquecida até que se torne incapaz de infectar uma pessoa. Após isso, é acrescentado uma solução fisiológica.

Proteção e reações

Na maioria das vezes a vacina pode deixar uma marquinha bem específica dessa vacina. Não tende a ser grande, chegando a até 1cm de diâmetro, onde aplica no braço direito. Pode demorar um pouco para que a cicatriz apareça! Primeiro pode aparecer uma ferida no local.

Algumas reações a essa vacina inclui: úlceras no local onde a vacina foi aplicada, a cicatrização pode demorar, aumento dos linfonodos da pele e axilas.

É importante que o profissional de saúde tenha uma boa técnica, pois muitas vezes esses efeitos adversos surgem por conta da forma de aplicação.

Não é necessário colocar nenhum medicamento na ferida que se formar por conta da vacina. É um efeito normal e com o tempo ela vai cicatrizando.

Para quem é indicada

A indicação da vacina BCG vai variar de acordo com o país. Alguns países europeus, que apresentam baixa incidência da doença, pode tender a vacinar as crianças a partir de 12 anos de idade.

Outros países, podem adotar a segunda dose também. Aqui no brasil a vacina é indicada desde o momento do nascimento até os 5 anos de idade. Adotamos também a dose única.

As pessoas que tiverem em contato com pessoas doentes poderão tomar a vacina, caso necessário. É importante buscar ajuda profissional nesses casos.

Contraindicação

A vacinação deve ser indicada por um profissional de saúde. Os efeitos podem ser danosos para algumas pessoas como as que apresentam problemas no sistema imunológico (imunodeprimidas).

É necessário que o recém-nascido esteja saudável, com peso acima de 2kg e que a mãe não tenha feito tratamento com remédios que causam a imunodepressão.

Forma de aplicação

Músculo deltoide, geralmente o braço direito. A aplicação é intradérmica.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais