Home
O que é o exame toxicológico e como funciona?

O que é o exame toxicológico e como funciona?

O exame toxicológico é um teste muito comum, principalmente em processos como a retirada de CNH (categoria C, D e E), e para a contratação de candidatos em empresas

Ele tem como objetivo identificar se foram ingeridas substâncias tóxicas em um intervalo de até 90 dias antes da realização da testagem. De modo geral, ele é solicitado para garantir a segurança de que a pessoa não ingeriu substâncias que possam prejudicar seus sentidos ou até mesmo outras funções do corpo.

Como é feito o exame toxicológico? 

Ao contrário de outros exames onde o material avaliado é o sangue, no exame toxicológico são coletados pelos ou cabelos.

Sempre são coletadas duas amostras, a prova e a contraprova, como uma forma de garantir a segurança dos resultados. Além disso, após a coleta, as amostras são identificadas, lacradas e colocadas em envelopes. 

Tudo isso é sempre feito na frente da pessoa que está fazendo do doador, de modo a garantir que não haja qualquer tipo de risco de manipulação do teste.

Em alguns casos específicos, o material coletado pode ser as unhas do doador.

Um dos motivos desses materiais serem usados para testagem é que eles conseguem mostrar com mais precisão tudo que foi ingerido ou consumido de tóxico pelo doador. No caso do exame de sangue, após alguns dias todas as evidências podem sumir. 

Mas no caso de cabelos, unhas e pelos do corpo, os rastros duram muito mais e não são afetados por conta de outros componentes. Por isso que eles são coletados durante esse tipo de teste. 

O prazo para os resultados saírem pode variar conforme a quantidade de substâncias que serão analisadas, a demanda do laboratório, o material utilizado entre outros fatores. Mas, em média, os resultados não demoram mais de 25 úteis para saírem!

Existe alguma preparação especial para a realização do teste? 

Uma dúvida recorrente entre pessoas que vão fazer o exame toxicológico é se é necessário algum tipo de preparação específica, assim como acontece com o exame de sangue. 

E a resposta é não. Você não precisa mudar nada da sua rotina, nem mesmo os cuidados com a higiene pessoal. Produtos como shampoo, condicionador e loções não prejudicam a análise de nenhuma forma. 

A única solicitação que normalmente é feita é que o doador vá com os cabelos secos no momento da coleta. 

Quais as substâncias que podem ser identificadas no exame toxicológico? 

Um dos grandes diferenciais desse teste é que ele pode identificar uma grande gama de substâncias. Inclusive, de modo geral, antes da realização dele são apontados quais indicadores devem ser testados. 

Ou seja, o Detran ou empresa pede para determinadas substâncias serem testadas nas amostras. Dentre elas estão: 

  • Maconha;
  • Cocadinha;
  • Femproporex, mazindol, oxicodona e anfepramona;
  • Esctasy;
  • Anfetaminas;
  • Metanfetaminas entre outras.

Uma coisa muito importante sobre o exame toxicológico é que ele não é feito para detectar álcool. Além disso, ele também não pode detectar anabolizantes, calmantes, antidepressivos e substâncias similares. 

Aproveite para marcar o seu exame toxicológico conosco e tenha uma ampla infraestrutura à sua disposição. 

Tags:

Artigos relacionados

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais