Home
Dicas para se preparar para sua mamografia

Dicas para se preparar para sua mamografia

O câncer de mama é um dos canceres com maior incidência no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele. E a mamografia, é o principal exame para ajudar no diagnóstico desse tipo de doença. 

Somente em 2020, a estimativa de novos casos foi de quase 70 mil. E mesmo sendo uma doença tratável, ainda existe um grande tabu por traz dela. 

Importância de fazer a mamografia

Atualmente a mamografia é o principal exame para se detectar o câncer de mama, principalmente em estágios iniciais, o que ajuda no tratamento da doença. 

Através desse exame de imagem, é possível identificar uma série de características fora do comum, que podem indicar o início de um quadro de câncer. Por meio dele é possível identificar, por exemplo, microcalcificações, nódulos, assimetrias ou até mesmo pequenas lesões que não são vistas no simples exame de toque.

Um dos principais pontos que faz a mamografia tão importante, é que ela ajuda na identificação de pacientes sem histórico da doença na família, que, hoje, representam cerca de 85% dos casos. 

Dicas para se preparar para a mamografia 

A mamografia é um exame relativamente simples. Basicamente, a paciente deve colocar à frente do equipamento que irá realizar o exame, despida da cintura pra cima.

Através de duas placas, o equipamento irá fazer imagens de raio-X das mamas. Todo o procedimento não leva mais de 20 minutos.

Contudo, na hora de fazer o exame, é interessante seguir algumas dicas básicas. 

  1. Roupas adequadas

Lembre-se que você terá que ficar despida da cintura para cima. Logo, não é recomendado ir com vestidos, uma vez que será necessário retirá-lo para a realização do exame. 

  1. Evite usar produtos na região das mamas

Outra recomendação é não aplicar nenhum tipo de creme hidratante, perfume, cremes ou desodorantes na pele antes de fazer o exame, pois, eles podem prejudicar a captura de imagens. 

  1. Atenção ao ciclo menstrual

O ideal é não fazer o exame poucos dias antes ou depois do seu ciclo menstruação. Isso porque, a região das mamas fica mais sensível, o que torna todo o processo mais desconfortável. 

Além disso, o tecido mamaria acaba ficando mais denso, o que pode prejudicar a qualidade das imagens capturadas. 

Outro ponto importante é ficar atenta a atrasos na menstruação que podem indicar gravidez, uma vez que a radiação pode afetar diretamente o feto.

  1. Silicone

No caso de mulheres que tenham próteses de silicone, é essencial avisar o radiologista, pois, nesse caso a técnica utilizada será diferente, para garantir imagens de qualidade.

  1. Comunique tudo ao médico

Você sempre deve comunicar tudo ao médico que está realizando o exame, bem como o profissional que está acompanhando suas consultas. Desde cicatrizes que você tenha na região das mamas, até verrugas.

Todos os detalhes irão ajudar no diagnóstico, indicando até as mínimas alterações que, muitas vezes, passam despercebidas pela paciente. 

Quer mais dicas sobre como se preparar para exames? Então não deixe de assinar a nossa newsletter e receba nossos conteúdos sempre em primeira mão. 

Tags:

Artigos relacionados

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais