Home
Entenda como funciona o processo de um exame de sangue

Entenda como funciona o processo de um exame de sangue

Sem sombra de dúvidas o exame de sangue é um dos mais comuns nos atendimentos médicos de modo geral. E não é à toa, o nosso sangue pode mostrar vários sinais de que algo de errado está acontecendo com o corpo.

Ele pode ser o primeiro sinal desde distúrbios simples, até doenças mais graves. Por isso esse teste é um verdadeiro coringa da medicina

Qual a importância do exame de sangue? 

O exame de sangue consegue avaliar uma série de indicadores desde a quantidade de glóbulos vermelhos, até a contagem de plaquetas.

Por isso, ele pode ser usado de maneira complementar para o diagnóstico de doenças como leucemia, alergias, infecções entre outras. Além disso, esse teste também é fundamental para o acompanhamento de tratamentos. 

Afinal de contas, ele pode indicar se a alternativa escolhida está tendo ou não efeito. 

Como é feito o exame de sangue? 

O exame de sangue é feito de maneira bem simples. Basicamente, a profissional da saúde irá amarrar um elástico acima da área que precisa ser perfurada, de modo a facilitar a visualização da veia.

Em seguida, a pele será higienizada com álcool e algodão, para evitar qualquer tipo de contaminação. A profissional da saúde irá então introduzir uma agulha na veia, e em seguida coletar o sangue com um ou mais tubos (a quantidade depende diretamente do tipo de exame).

Será feito então um curativo no local, e o material coletado será encaminhado para análise laboratorial.

Como os resultados desse teste são verificados? 

Basicamente os resultados são analisados conforme valores-padrão. Ou seja, existem dados padrões que serão elencados no exame, juntamente com aqueles obtidos com a análise da coleta.

Dessa forma, o médico poderá avaliar se os resultados do seu exame estão de acordo com os valores-padrão de uma pessoa saudável.

Por que é necessário jejum antes de fazer exame de sangue? 

O jejum se faz necessário, pois, a ingestão de determinados alimentos pode alterar diretamente alguns parâmetros do exame. O mesmo pode acontecer quando o paciente está fazendo algum tipo de tratamento, que pode afetar os indicadores. 

Em ambos os casos é muito importante avisar o profissional que vai fazer a coleta, bem como o médico. Dessa forma, os valores-padrão podem ser ajustados levando em consideração as condições diferenciadas.

Além disso, é muito importante que o paciente, antes de fazer o teste, fique ao menos 72  horas sem ingerir bebidas alcoólicas.

Qual a periodicidade desse exame? 

De modo geral, é recomendada a realização desse exame ao menos uma vez por ano, como uma forma de fazer um check-up da saúde. No entanto, em algumas situações a periodicidade pode ser diferente. 

Pessoas em tratamento de câncer, por exemplo, podem ter que fazer esse exame em períodos de tempo menores. O mesmo acontece com mulheres grávidas. 

O ideal é sempre perguntar para o seu médico de confiança quando é necessário realizar esse tipo de exame.  

Tem mais dúvidas sobre como fazer seus exames de rotina? Então aproveite para seguir a gente nas redes sociais. 

Tags:

Artigos relacionados

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais