Vacina Meningocócica B

Vacina Meningocócica B

A bactéria meningocócica do tipo B é causadora de doenças graves que pode evoluir para uma meningite. Ela pode ser transmitida de pessoas contaminadas para pessoas saudáveis, desde que esta entre em contato com gotículas de saliva da pessoa infectada.

A bactéria Neisseria meningitidis do tipo B pode invadir células nervosas, causando infecções no cérebro ou medula espinhal. Se não tratada, pode ser letal. Por isso, é importante se atentar as formas de prevenção e uma delas é a vacina.

Como é produzida

A produção da vacina meningocócica B é realizada através da bactéria inativa, portanto não é capaz de causar a doença. A composição apresenta proteínas subcapsulares e das membranas externas da bactéria, cloreto de sódio, hidróxido de alumínio, sacarose e água que compõe vacinas.

Proteção e reações

As reações após a vacina podem depender da idade do indivíduo:

  • As reações em crianças de até dois anos envolve febre alta, durando aproximadamente 24 horas. Isso acontece em uma pequena quantidade de vacinados;
  • Crianças de até 10 anos podem ter as seguintes reações: falta de apetite, irritabilidade, diarreia, vômitos, sonolência;
  • Em pessoas com mais de 11 anos de idade, as reações incluem dor de cabeça, mal estar, dor muscular e nas articulações.

Em todos os casos poderá acontecer o inchaço e vermelhidão no local da aplicação. Fique atento as mais diversas reações que podem surgir. Procure um médico.

Doses:

Para crianças: duas doses e um reforço pode ser aplicado. As doses e intervalos variam de acordo com a idade da primeira dose.

  • Para crianças de 3 a 11 meses pode tomar duas doses com intervalos de 30 dias. O reforço pode ser dado quando a criança completar 1 ano e meio.
  • Para crianças de 12 a 23 meses, duas doses são necessárias. O intervalo entre elas é de 30 dias. O reforço é apenas uma dose, com intervalo de 12 a 23 meses da última dose.
  • Adolescentes que não foram vacinados quando crianças, podem tomar a vacina. Duas doses com o intervalo de 30 dias.
  • Adultos de até 50 anos: duas doses com intervalo de 30 dias.
  • Os grupos de alto risco, como os imunodeprimidos, devem consultar um especialista da saúde. Em alguns casos, poderá tomar o reforço.

 

Para quem é indicada

A indicação é feita para pessoas:

  • Crianças e adolescentes (recomendação principal, feita por órgãos de pesquisa);
  • Adultos com até 50 anos (de acordo com sua saúde);
  • Pessoas que irão viajar para regiões que apresentam um alto risco de infecção da doença;
  • Pessoas que apresentem um risco para qualquer doença meningocócica, de qualquer idade.

 

Contraindicação

A vacinação deve ser indicada por um profissional de saúde. Os efeitos podem ser danosos para algumas pessoas como as que apresentam problemas no sistema imunológico (imunodeprimidas).

É necessário que o recém-nascido esteja saudável, com peso acima de 2kg e que a mãe não tenha feito tratamento com remédios que causam a imunodepressão.

Forma de aplicação

Intramuscular. Para crianças a indicação é a parte lateral da coxa. Para adultos, poderá ser aplicada no braço.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais