Vacina Hepatites A e B combinada (Hepatites A + B)

Vacina Hepatites A e B combinada (Hepatites A + B)

A vacina mencionada pode prevenir contra duas infecções recorrentes no fígado, a Hepatite A e B. Trata-se de doenças que afetam o fígado, o que traz complicações.

A hepatite A é transmitida através de alimentos e água contaminados e também de pessoa contaminada para pessoa saldável. Já a hepatite B pode ser transmitida quando se entra em contato com fluidos como sangue e outras secreções corporais, sendo transmitido também no ato sexual.

São doenças que podem ser letais caso não tratadas de forma correta. As vacinas são um meio de prevenção bastante eficaz nesses casos.

Como é produzida

A vacina é produzida pelo vírus inativo da hepatite A e parte da proteína do vírus da hepatite B. Pode-se fazer parte de sua composição alguns sais como o cloreto de sódio. Solução aquosa é utilizada para compor a vacina.

Proteção e reações

As reações mais comum é o local da injeção ficar inchado e vermelho. Geralmente passa nos 2 primeiros dias. Algumas reações como febre, dor de cabeça, mal estar, náuseas, vômitos e fadiga ocorrem em poucas pessoas (0,3 a 10%).

Não há efeitos colaterais mais graves. Vale ressaltar que a vacina da hepatite B pode causar a purpura trombocitopenia, uma doença autoimune.

Para quem é indicada

A indicação da vacina é para crianças a partir de 1 ano de idade. Pode ser uma boa forma de vacinação para algumas pessoas que por algum motivo não se vacinaram contra os tipos de hepatites mencionados.

Dosagens:
  • Para crianças a partir de 12 meses e adolescentes de até 16 anos poderá ser administrado duas doses com seis meses de diferença entre elas.
  • A partir de 16 anos, as pessoas pode tomar 3 doses, com intervalo de 1 mês entre a primeira e segunda. A terceira dose será aplicada após 5 meses.

 

Contraindicação

É uma vacina contraindicada para pessoas que apresentem uma reação alérgica muito intensa a algum composto da vacina. Também deve ser evitado para pessoas que, ao tomar doses anteriores, ficaram com algum efeito grave.

Pessoas que desenvolveram uma reação imunológica muito forte, como a destruição de células sanguíneas, também deve evitar essa vacina. Esse tipo de reação pode acontecer com pessoas após tomar doses de vacinas contra a hepatite B.

É importante ressaltar que antes de qualquer dose deve ser feita uma consulta com um profissional, para avaliar cada caso. Em casos de maiores sintomas, procure um médico.

Forma de aplicação

Intramuscular.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais